PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Disponível em:
Um segundo elemento a ter em consideração para equacionar as mudanças do papel do professor, diz respeito à própria escola e ao papel que nela podem vir a assumir as TIC. Mas o fato é que não tem sido fácil a estas tecnologias afirmar a sua posição dentro da escola,o seu surgimento levou naturalmente, a formular questões relacionadas com as novas oportunidades para o trabalho educativo, proporcionando formas mais eficazes de atingir os objetivos educacionais, novas formas de aprendizagem e novo modos de trabalho dentro da escola. A escola tem procurado, de vários modos, responder a estas questões, sendo que uma das respostas mais conhecidas é o chamado Ensino Assistido por Computador (EAC), os programas tutoriais procuram explicar nova matéria e proporcionar novos conhecimentos, funcionando como um livro, os alunos na resolução repetitiva de exercícios adequados à matéria estudada e em níveis progressivos de dificuldade. Com o EAC procura-se transmitir informa coes e verificar até que ponto os alunos aprenderam, os objetivos da escola se centram na transmissão de conhecimentos e na aquisição de destrezas. Na verdade, em termos objetivos, considera-se hoje fundamental a construção de conhecimento, competências, atitude e valores que vão muito alem daquilo que se pode aprender por simples memorização e pratica repetitiva. O desprezo pelo papel fundamental das interacoes sociais na aprendizagem é uma forte limitação da EAC, que no fundo se limitava a transformar o computador num manual escolar e num livro de exercícios eletronicos. A ideia fundamental é fazer o computador um objeto de estudo, assumindo que é uma realidade fundamental da nova sociedade e que deve ser conhecido pelos alunos. As TIC podem ser usadas na escola como uma ferramenta de trabalho, representado esse papel em numerosas profissões de natureza técnica, administrativa e na investigação cientifica, muitos programas permitem executar uma variedade de tarefas como processamento de texto. A folha de calculo e outros programas permitem uma utilização de cunho exploratorio investigativo. A utilização das TIC como ferramentas tanto podem ser perpectivada no quadro de atividades de projeto como recurso de investigação e comunicação, como podem ser reduzidas a uma simples apredizagem . O uso fluente de uma tecnica envolve muito mais do que seu conhecimento instrumental, envolve uma interiorizacao das suas possibilidades e finalmente uma apreencao das suas possíveis consequencias nos nossos modos de pensar, ser e agir. Para que haja tais transformacoes serão necessárias um amplo acesso as TIC na sociedade, e o protagonismo dos professores, pois serão usadas em todos os locais onde vivem e trabalham.
Olá...
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