sexta-feira, 30 de abril de 2010

QUADRADO, RETÂNGULO, PARALELOGRAMO,TRAPÉZIO, LOSANGO E TRIÂNGULO

COMO TRABALHAR AREA E PERIMETRO DO QUADRADO,RETÂNGULO, PARALELOGRAMO,TRAPÉZIO, LOSANGO E TRIÂNGULO COM RECURSOS DIDATICOS MANIPULAVEIS

1- Discutir com os alunos sobre o que e um quadrado, qual o tamanho de 1 m2 , construindo-o com jornal, papel bobina, cartolina, maderite, etc. Ao mesmo tempo, discutir sobre a distancia que contorna um quadrado, questionado-os se esta distancia e a mesma coisa que pensar na sua superficie, ou seja, questionar sobre a diferenca entre perímetro e área.

2- Discutir qual a funcao do m2 como unidade de medida, levando-os a pensar quantos m cabem, por exemplo, dentro do espaco da sala de aula, seja no piso, nas paredes, no teto, no seu quarto. Desafie-os em seguida, a pensar sobre a medida de distancia, solicitando que os alunos mecam com passos o contorno interno da sala e discutindo com eles se o passo e uma unidade de medida viavel, levando-os a perceber a necessidade de unidade de medida de comprimento padrao, o metro.

3- Questionar sobre a possibilidade de outras unidades de medida de area (dm2 , cm2, ...) solicitando que desenhem numa cartolina (ou papel bobina, etc) um quadrado de 1 dm x 1 dm, levando-os a pensar agora numa nova unidade de medida, dm2. Recorte 100 destes quadrados (dm2) e montem 1 m2 para que os estudantes percebam quantos destes quadrados menores (dm2) cabem dentro de 1 m2 .

4- Propor o recorte de um quadrado de tamanho menor que um dm2, com medida a criterio do estudante e solicite que com este meca o tamanho da area da carteira, ou seja, leva-lo a pensar sobre o conceito de que a determinacao de uma area depende da unidade de medida previamente determinada. Na mesma atividade, solicitar que os alunos mecam o contorno da carteira com palitos de sorvetes e calcule com esta unidade de medida, seu perimetro. Em seguida meca com a regua e determine seu perimetro em cm.

5- Questionar e levar os estudantes a pensarem sobre outras unidades de medidas de areas de sitios e fazendas, terras de um estado, campos de futebol, etc., bem como as distancias entre ruas, cidades, estados, etc. e as unidades de medidas utilizadas para sua representacao.

PASSANDO PARA A REPRESENTACAO EM DESENHO (FIGURATIVO)

Inicialmente, disponibilizar papel quadriculado aos estudantes ou solicitar que produzam quadriculados de 1 cm x 1 cm, solicitando para que desenhem quadrados de diferentes tamanhos e calcule a area de cada (inicialmente pode ser que alguns estudantes facam a contagem). A partir desse procedimento, discutir como calcular a area de um quadrado sem necessariamente ter que contar, levando-os a percepcao de que basta multiplicar seus lados, ou seja, a partir da medida do lado, calcular quantas vezes este lado (fileira de quadrados) se repete. Do mesmo modo, como se chegar ao seu perimetro.






2 - CONSTRUINDO O CONCEITO DE ÁREA: RETÂNGULO, PARALELOGRAMO,TRAPÉZIO, LOSANGO E TRIÂNGULO

2.1 OBSERVANDO O REAL (A MATERIALIDADE DO ESPACO):

Procedimentos:

1o. Levar os estudantes para o patio da escola, tendo em maos caderno e lapis e solicitar que observem e apontem as diferentes formas geometricas e desenhem “a mao livre” as formas que identificaram. O professor deve ir mediando e provocando com indagacoes para irem descobrindo diferentes formas e ja ir dando os nomes a estas diferentes formas (mesmo queestas sejam no senso comum). Leva-los tambem a perceber quando se tem necessidade de observar espaco e forma e quando se necessita da distância em volta de determinadas areas,do seu contorno.

2o. Em sala, solicitar que os estudantes representem em papel quadriculado as diferentes formas que observaram e desenharam previamente no caderno.

3o. Organizar os estudantes em grupos, entregando-lhes as formas geometricas: retângulos,paralelogramos, trapézios, losangos, triângulos e círculos em E.V.A. ou em cartolina (tipo americana), com tamanhos grandes (+ou- 20 cm x 20 cm) e com cores diferentes para cada forma geometrica, para que os estudantes possam manipular. Essas pecas (formas geometricas)devem ser coloridas de um lado e quadriculadas (1 cm x 1 cm) no verso.

4o. Solicitar aos estudantes que comparem com as formas observadas no patio da escola, constando as semelhancas e diferencas com as formas geometricas apresentadas.
Na sequencia, oriente os estudantes para o estudo detalhado de cada uma das formas geometricas, na seguinte ordem:






















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